Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde.
Diante da devastadora epidemia de diabetes que hoje afeta o mundo (mais de 400 milhões de pessoas com diabetes, o que seria suficiente para formar o 3º maior país), pela primeira vez a Organização Mundial da Saúde instituiu o diabetes como foco das campanhas de 2016.
O objetivo da OMS é gerar o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá descrever as consequências do diabetes e defender a
existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva da doença.
Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes – IDF, 1 em cada 11 adultos tem diabetes, sendo que metade deles ainda não foi diagnosticado e só descobre quando já está com complicações causadas pela falta de controle da doença, como cegueira ou amputação. Como resultado, leva a óbito mais de 5 milhões de pessoas por ano no mundo (maior que a soma do número de mortes por AIDS, malária e tuberculose somadas).
Ainda segundo a IDF, 12% das despesas de saúde no mundo é gasto com diabetes, o equivalente a 673 bilhões de dólares.
E mais… O diabetes não afeta somente a população adulta. São 542.000 crianças com diabetes tipo 1 em todo o mundo. No Brasil são mais de 14 milhões de pessoas com diabetes, incluindo mais de 30.000 crianças menores de 15 anos.
O diabetes merece toda a atenção!
É preciso que exista engajamento do poder público, entidades, empresas e de toda a população, para que se fale, informe e alerte mais sobre o diabetes. E, como consequência, frear o crescimento dessa epidemia (70% dos casos de diabetes tipo 2 poderiam ser evitados) evitar o gasto desenfreado de recursos com o tratamento das comorbidades e perdendo vidas que poderiam ser preservadas com a atenção necessária.
É preciso investir em prevenção e em tratamento adequado! É preciso salvar vidas!
Com foco na prevenção do diabetes tipo 2 (responsável por cerca de 90% de todos os casos de diabetes) a ADJ Diabetes Brasil estará amanhã, dia 7 de abril, das 9h às 12h no Terminal EMTU do Jabaquara, na plataforma A, em São Paulo, realizando testes de glicemia gratuitos e distribuindo materiais educativos sobre a doença. NoTerminal Jabaquara da EMTU – Plataforma A fica na Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira, Jabaquara, São Paulo, SP.
Outra ação da ADJ é uma parceria com o Uber. A Uber de Brasília se uniu à ADJ Diabetes Brasil e ao Dokter para disponibilizar médicos sob demanda. Ao todo serão 15 médicos atendendo nas regiões de Taguatinga, Asa Sul e Asa Norte.
No dia 07 de abril, você poderá solicitar gratuitamente um médico em sua casa ou escritório para uma consulta e exame de diabetes.
A ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, fundada há 36 anos por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes. Atende gratuitamente pessoas com diabetes de todas as idades.
Saiba mais em: www.adj.org.br
Federação Internacional de Diabetes (IDF – International Diabetes Federation). IDF Diabetes Atlas, 7th edition, 2015.
Deixe uma resposta